APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO À LICITAÇÃO
PLANEJAMENTO
PROCESSO LICITATÓRIO
- coordenação do processo licitatório;0
- condução dos trabalhos da equipe de apoio, da sessão pública do pregão,0
- recebimento, exame e decisão das impugnações e consultas à licitação, com0
- verificação da conformidade da proposta com os requisitos estabelecidos0
- verificação e julgamento das condições de habilitação;0
- recebimento, exame e decisão dos recursos encaminhados à autoridade0
- indicação do vencedor do pregão;0
- adjudicação do objeto, quando não houver recurso;0
- encaminhamento do processo devidamente instruído à autoridade superior0
DOCUMENTOS QUE COMPÕEM O PROCESSO
DOCUMENTO DE FORMALIZAÇÃO DE DEMANDA
0
- Justificativa da necessidade da contratação;0
- Quantidade de serviço/produto a ser contratada;0
- Previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços ou entrega dos produtos;0
- Indicação do servidor ou servidores para compor a equipe que irá elaborar os Estudos Preliminares, Gerenciamento de Risco e Fiscalização.0
ETP
0
- A seleção da proposta apta a gerar o resultado de contratação mais vantajoso para o IFMG, inclusive no que se refere ao ciclo de vida do objeto;0
- assegurar tratamento isonômico entre os licitantes, bem como a justa competição;0
- evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos;0
- incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável.0
Descrição da necessidade da contratação, considerado o problema a ser resolvido sob a perspectiva do interesse público; |
Descrição obrigatória. |
Descrição dos requisitos da contratação necessários e suficientes à escolha da solução, prevendo critérios e práticas de sustentabilidade, observadas as leis ou regulamentações específicas, bem como padrões mínimos de qualidade e desempenho; |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência |
Levantamento de mercado, que consiste na análise das alternativas possíveis, e justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar, podendo, entre outras opções: a) ser consideradas contratações similares feitas por outros órgãos e entidades públicas, bem como por organizações privadas, no contexto nacional ou internacional, com objetivo de identificar a existência de novas metodologias, tecnologias ou inovações que melhor atendam às necessidades da Administração; b) ser realizada audiência e/ou consulta pública, preferencialmente na forma eletrônica, para coleta de contribuições; c) em caso de possibilidade de compra, locação de bens ou do acesso a bens, ser avaliados os custos e os benefícios de cada opção para escolha da alternativa mais vantajosa, prospectando-se arranjos inovadores em sede de economia circular; e d) ser consideradas outras opções logísticas menos onerosas à Administração, tais como chamamentos públicos de doação e permutas. |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência. Caso, após o levantamento do mercado, a quantidade de fornecedores for considerada restrita, deve-se verificar se os requisitos que limitam a participação são realmente indispensáveis, flexibilizando-os sempre que possível. |
Descrição da solução como um todo, inclusive das exigências relacionadas à manutenção e à assistência técnica, quando for o caso; |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência |
Estimativa das quantidades a serem contratadas, acompanhada das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, considerando a interdependência com outras contratações, de modo a possibilitar economia de escala; |
Estimativa obrigatória. |
Estimativa do valor da contratação, acompanhada dos preços unitários referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, que poderão constar de anexo classificado, se a Administração optar por preservar o seu sigilo até a conclusão da licitação; |
Estimativa obrigatória. Não é o mesmo que pesquisa de preço. Neste item podem ser realizadas pesquisas na Internet, em contratações anteriores, contratações similares de outros órgãos, etc. |
Justificativas para o parcelamento ou não da solução; |
Justificativa obrigatória. Na aplicação do princípio do parcelamento, referente às compras, deverão ser considerados: I - a viabilidade da divisão do objeto em lotes; II - o aproveitamento das peculiaridades do mercado local, com vistas à economicidade, sempre que possível, desde que atendidos os parâmetros de qualidade; e III - o dever de buscar a ampliação da competição e de evitar a concentração de mercado. O parcelamento não será adotado quando: I - a economia de escala, a redução de custos de gestão de contratos ou a maior vantagem na contratação recomendar a compra do item do mesmo fornecedor; II - o objeto a ser contratado configurar sistema único e integrado e houver a possibilidade de risco ao conjunto do objeto pretendido; III - o processo de padronização ou de escolha de marca levar a fornecedor exclusivo. |
Contratações correlatas e/ou interdependentes.
|
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência . Informar contratações cujos objetos sejam similares ou correspondentes entre si; |
Demonstrativo da previsão da contratação no Plano de Contratações Anual, de modo a indicar o seu alinhamento com o instrumentos de planejamento do órgão ou entidade;
|
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência . Indicar a previsão da contratação PAAC e seu alinhamento com o PDI do IFMG. |
Demonstrativo dos resultados pretendidos, em termos de economicidade e de melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis; |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência . |
Providências a serem adotadas pela Administração previamente à celebração do contrato, tais como adaptações no ambiente do órgão ou da entidade, necessidade de obtenção de licenças, outorgas ou autorizações, capacitação de servidores ou de empregados para fiscalização e gestão contratual; |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência . |
Descrição de possíveis impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, incluídos requisitos de baixo consumo de energia e de outros recursos, bem como logística reversa para desfazimento e reciclagem de bens e refugos, quando aplicável; |
Caso não seja possível descrever é necessário apresentar a justificativa para a ausência . |
Posicionamento conclusivo sobre a adequação da contratação para o atendimento da necessidade a que se destina. |
Posicionamento obrigatório. |
- Nas contratações que não ultrapassem os limites para Dispensa definidos na legislação.0
- Nos casos de guerra, estado de defesa, estado de sítio, intervenção federal ou de grave perturbação da ordem;0
- Nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada;0
- Em contratações remanescente de obra, de serviço ou de fornecimento em consequência de rescisão contratual.0
- Nas contratações que mantenham todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação:0
- a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas;0
- b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;0
- Nos casos de prorrogações dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos.0
ETP TIC
0
definição e especificação das necessidades de negócio e tecnológicas, e dos requisitos necessários e suficientes à escolha da solução de TIC, contendo de forma detalhada, motivada e justificada, inclusive quanto à forma de cálculo, o quantitativo de bens e serviços necessários para a sua composição; |
|
análise comparativa de soluções, que deve considerar, além do aspecto econômico, os aspectos qualitativos em termos de benefícios para o alcance dos objetivos da contratação, observando: |
a) necessidades similares em outros órgãos ou entidades da Administração Pública e as soluções adotadas; b) as alternativas do mercado; c) a existência de softwares disponíveis d) as políticas, os modelos e os padrões de governo, a exemplo dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - ePing, Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - eMag, Padrões Web em Governo Eletrônico - ePwg, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil e Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, quando aplicáveis; e) as necessidades de adequação do ambiente do órgão ou entidade para viabilizar a execução contratual; f) os diferentes modelos de prestação do serviço; g) os diferentes tipos de soluções em termos de especificação, composição ou características dos bens e serviços integrantes; h) a possibilidade de aquisição na forma de bens ou contratação como serviço; i) a ampliação ou substituição da solução implantada; j) as diferentes métricas de prestação do serviço e de pagamento. As soluções consideradas inviáveis deverão ser registradas no ETP, dispensando-se a realização dos respectivos cálculos de custo total de propriedade. |
análise comparativa de custos, que deverá considerar apenas as soluções técnica e funcionalmente viáveis, incluindo: |
a) cálculo dos custos totais de propriedade (Total Cost Ownership - TCO) por meio da obtenção dos custos inerentes ao ciclo de vida dos bens e serviços de cada solução, a exemplo dos valores de aquisição dos ativos, insumos, garantia técnica estendida, manutenção, migração e treinamento; b) memória de cálculo que referencie os preços e os custos utilizados na análise, com vistas a permitir a verificação da origem dos dados; |
estimativa do custo total da contratação |
|
declaração da viabilidade da contratação, contendo a justificativa da solução escolhida, que deverá abranger a identificação dos benefícios a serem alcançados em termos de eficácia, eficiência, efetividade e economicidade. |
TERMO DE REFERÊNCIA OU PROJETO BÁSICO
0
Definição do objeto: |
Com relação ao objeto, devem ser definidos, de forma clara, sua natureza, os quantitativos, o prazo do contrato e, se for o caso, a possibilidade de sua prorrogação, conforme expresso na Lei vigente. A definição deve, preferencialmente, conforme catálogo eletrônico de padronização, observar os requisitos de qualidade, rendimento, compatibilidade, durabilidade e segurança. Indicar de forma clara os locais de entrega dos produtos e das regras para recebimentos provisório e definitivo quando necessário e também as especificações das garantias exigidas e das condições de manutenção e assistência técnica. |
Fundamentação da contratação: |
Neste tópico é necessário escrever todos os requisitos que originaram a necessidade da aquisição ou contratação. Pode ser informado a referência aos estudos técnicos preliminares correspondentes que não contiverem informações sigilosas, nesse caso é necessário divulgar o ETP. |
Descrição da solução como um todo |
Deve conter todas as informações considerado todo o ciclo de vida do objeto, com preferência a arranjos inovadores em sede de economia circular. |
Requisitos da contratação: |
Todos os requisitos de contratação previstos na Lei devem contar nesse tópico, como sustentabilidade, subcontratação, garantia da contratação entre outras que for necessária para dimensionamento do objeto. |
Modelo de execução do objeto: |
Deve constar a definição de como o contrato deverá produzir os resultados pretendidos desde o seu início até o seu encerramento. |
Modelo de gestão do contrato: |
O demandante deve descrever como a execução do objeto será acompanhada e fiscalizada pelo órgão ou entidade. |
Critérios de medição e de pagamento: |
Informar como o objeto será medido e como serão feitos os pagamentos. |
Forma e critérios de seleção do fornecedor |
O demandante deve descrever todos os critérios específicos do processo. Deve ser avaliado e justificada a escolha do critério de julgamento, qualificação técnica, financeira e outras. |
Estimativas do valor da contratação: |
O Termo de Referência deve constar os valores estimados da contratação, quando a administração optar pelo sigilo deve justificar. O valor informado deve estar amparado das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte, com os parâmetros utilizados para a obtenção dos preços e para os respectivos cálculos, que devem constar de documento separado e classificado (planilha de média e etc). |
Adequação orçamentária: |
Segundo a Lei, nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa, ressalvados os casos de sistema de registro de preços. Os dados devem ser consultados junto ao gestor de orçamento. |
MAPA DE RISCOS
0
- identificação dos principais riscos que possam comprometer a efetividade do Planejamento da Contratação, da Seleção do Fornecedor e da Gestão Contratual ou que impeçam o alcance dos resultados que atendam às necessidades da contratação;0
- avaliação dos riscos identificados, consistindo da mensuração da probabilidade de ocorrência e do impacto de cada risco;0
- tratamento dos riscos considerados inaceitáveis por meio da definição das ações para reduzir a probabilidade de ocorrência dos eventos ou suas consequências;0
- para os riscos que persistirem inaceitáveis após o tratamento, definição das ações de contingência para o caso de os eventos correspondentes aos riscos se concretizarem; e0
- definição dos responsáveis pelas ações de tratamento dos riscos e das ações de contingência.0
- ao final da elaboração dos Estudos Preliminares;0
- ao final da elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico;0
- após a fase de Seleção do Fornecedor; e0
- após eventos relevantes, durante a gestão do contrato pelos servidores responsáveis pela fiscalização.0
PESQUISA DE PREÇOS
0
- descrição do objeto a ser contratado;0
- identificação do(s) agente(s) responsável(is) pela pesquisa ou, se for o caso, da equipe de planejamento;0
- série de preços coletados;0
- método estatístico aplicado para a definição do valor estimado;0
- justificativas para a metodologia utilizada, em especial para a desconsideração de valores inconsistentes, inexequíveis ou excessivamente elevados, se aplicável;0
- memória de cálculo do valor estimado e documentos que lhe dão suporte; e0
- justificativa da escolha dos fornecedores, no caso da pesquisa direta.0
- prazo de resposta conferido ao fornecedor compatível com a complexidade do objeto a ser licitado;0
- obtenção de propostas formais, contendo, no mínimo:0
- a) descrição do objeto, valor unitário e total;0
- b) número do Cadastro de Pessoa Física - CPF ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ do proponente;0
- c) endereços físico e eletrônico e telefone de contato;0
- d) data de emissão; e0
- e) nome completo e identificação do responsável.0
- informação aos fornecedores das características da contratação, com vistas à melhor caracterização das condições comerciais praticadas para o objeto a ser contratado;0
- registro, nos autos do processo da contratação correspondente, da relação de fornecedores que foram consultados e não enviaram propostas como resposta à solicitação .0
- Nas contratações diretas por inexigibilidade ou por dispensa de licitação, para fins de determinação do preço estimado, serão utilizados os cinco parâmetros citados anteriormente.0
- Quando não for possível estimar o valor do objeto na forma estabelecida pelos cinco parâmetros, a justificativa de preços será dada com base em valores de contratações de objetos idênticos, comercializados pela futura contratada, por meio da apresentação de notas fiscais emitidas para outros contratantes, públicos ou privados, no período de até 1 (um) ano anterior à data da contratação pela Administração, ou por outro meio idôneo.0
- Excepcionalmente, caso a futura contratada não tenha comercializado o objeto anteriormente, a justificativa de preço de que trata o parágrafo anterior poderá ser realizada com objetos semelhantes de mesma natureza, devendo apresentar especificações técnicas que demonstrem similaridade com o objeto pretendido.0
- É vedada a contratação direta por inexigibilidade caso a justificativa de preços demonstre a possibilidade de competição.0
- Na hipótese de dispensa de licitação com valores inferiores aos limites da Dispensa definidos na legislação, a estimativa de preços poderá ser realizada concomitantemente à seleção da proposta economicamente mais vantajosa, e será realizada por meio de solicitação formal de cotações a fornecedores.0
- Os preços de itens constantes nos Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas, publicados pela Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, deverão ser utilizados como preço estimado, salvo se a pesquisa de preços realizada resultar em valor inferior.0
- As estimativas de preços constantes em modelos de contratação de soluções de TIC, publicados pela Secretaria de Governo Digital, poderão ser utilizadas como preço estimado.0
- Na pesquisa de preço para obtenção do preço estimado relativo às contratações de prestação de serviços com regime de dedicação de mão de obra exclusiva, aplica-se o disposto em legislação específica.0
IMR
0
A1 – USO DOS EPIS’S E UNIFORMES |
|
Finalidade |
Mensurar o atendimento às exigências específicas relacionadas a segurança do trabalho, fornecimento e uso dos uniformes |
Meta a cumprir |
Nenhuma ocorrência no mês |
Instrumento de medição |
Constatação formal de ocorrências mediante fiscalização e anotação no dossiê de fiscalização |
Forma de acompanhamento |
Será acompanhado pelo fiscal do contrato |
Periodicidade |
Diária, com aferição mensal do resultado |
Mecanismo de cálculo |
Verificação da quantidade de ocorrências registradas no mês de referência (pessoa/dia) |
Início da vigência |
A partir do início da prestação do serviço |
Faixas de ajuste no pagamento |
Sem ocorrências = 20 pontos 1 ocorrências = 16 pontos 2 ocorrências = 12 pontos 3 ocorrências = 8 pontos 4 ocorrências = 4 pontos 5 ou mais ocorrências = 0 pontos |
Sanções |
Acima de 05 ocorrências ou reincidências nos meses de execução contratual estarão sujeitas a aplicação das penalidades previstas no Edital e Termo de Referência |
A2 – TEMPO DE RESPOSTA ÀS SOLICITAÇÕES DA CONTRATANTE |
|
Finalidade |
Mensurar o atendimento no tempo de resposta da Contratada |
Meta a cumprir |
Até o dia útil posterior à solicitação |
Instrumento de medição |
Constatação formal de ocorrências |
Forma de acompanhamento |
Pessoal. Será acompanhado pelo fiscal do contrato através de e-mail e relatório de ocorrências |
Periodicidade |
Por evento / Solicitação à Contratada |
Mecanismo de cálculo |
Verificação da quantidade de ocorrências registradas com tempo superior à meta |
Início da vigência |
A partir do início da prestação do serviço |
Faixas de ajuste no pagamento |
Sem atrasos = 20 pontos 1 ocorrências = 16 pontos 2 ocorrências = 12 pontos 3 ocorrências = 8 pontos 4 ocorrências = 4 pontos 5 ou mais ocorrências = 0 pontos |
Sanções |
Acima de 05 ocorrências ou reincidências nos meses de execução contratual estarão sujeitas a aplicação das penalidades previstas no Edital e Termo de Referência |
Observações |
O que se busca com esse indicador é obter ciência e comprometimento quanto à resolução das demandas levantadas pela contratante o mais breve possível, mesmo que a solução definitiva de determinada demanda se dê em maior tempo. |
A3 – ATRASO NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS E OUTROS BENEFÍCIOS |
|
Finalidade |
Mitigar a ocorrência de atrasos de pagamento. |
Meta a cumprir |
Nenhuma ocorrência no mês |
Instrumento de medição |
Constatação formal de ocorrências |
Forma de acompanhamento |
Pessoal. Será acompanhado pelo fiscal do contrato através de e-mail e relatório de ocorrências |
Periodicidade |
Mensal, nos termos do Art. 459. § 1º, do Decreto-Lei 5452/43, ou data base fornecida por convenção coletiva da categoria. |
Mecanismo de cálculo |
Identificação de pelo menos uma ocorrência de atraso no mês de referência |
Início da vigência |
A partir do início da prestação do serviço |
Faixas de ajuste no pagamento |
Sem ocorrências = 35 pontos Uma ou mais ocorrências = 0 pontos |
Sanções |
Ensejará a instauração de processo administrativo para aplicação das penalidades previstas no Edital e Termo de Referência, sem prejuízo dos descontos de pontuação previstos no IMR. |
Observações |
Atendendo ao disposto do Art. 459 § 1º da CLT. |
A4 – FALTA DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS PREVISTOS EM CONTRATO |
|
Finalidade |
Garantir o nível de fornecimento dos recursos materiais e humanos, conforme produtividade, previstos no contrato. |
Meta a cumprir |
Nenhuma ocorrência no mês |
Instrumento de medição |
Constatação formal de ocorrências |
Forma de acompanhamento |
Pessoal. Será acompanhado pelo fiscal do contrato através de relatório de ocorrências |
Periodicidade |
Por evento / constatação |
Mecanismo de cálculo |
Identificação de pelo menos uma ocorrência de atraso no mês de referência |
Início da vigência |
A partir do início da prestação do serviço |
Faixas de ajuste no pagamento |
Sem ocorrências = 25 pontos Uma ou mais ocorrências = 0 pontos |
Sanções |
Acima de 01 ocorrência ou reincidências nos meses de execução contratual estarão sujeitas a aplicação de penalidades previstas no Edital e no Termo de Referência. |
Observações |
Ensejará desconto do recurso não entregue pela contratada, sem prejuízo dos descontos de pontuação previstos no IMR. |
Pontuação total do serviço = Pontos “Indicador 1” + Pontos “Indicador 2” + Pontos “Indicador 3” + Pontos “Indicador 4” |
Faixas de pontuação de qualidade da ordem de serviços |
Pagamento devido |
Fator de ajuste de nível de serviço |
De 80 a 100 ponto |
100% do valor previsto |
1,0 |
De 70 a 79 pontos |
97% do valor previsto |
0,97 |
De 60 a 69 ponto |
95% do valor previsto |
0,95 |
De 50 a 59 pontos |
93% do valor previsto |
0,93 |
De 40 a 49 pontos |
90% do valor previsto |
0,90 |
Abaixo de 40 pontos |
90% do valor previsto mais multa |
0,90 + avaliar a necessidade de aplicação de multa contratual |
Valor devido por ordem de serviço – [(valor mensal previsto)x(fator de ajuste de nível de serviço)] |
MODALIDADES DE LICITAÇÃO
- concorrência;0
- concurso;0
- diálogo competitivo.0
- leilão;0
- pregão;0
CONCORRÊNCIA
0
- a) menor preço;0
- b) melhor técnica ou conteúdo artístico;0
- c) técnica e preço;0
- d) maior retorno econômico;0
- e) maior desconto;0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
Obs. |
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o setor de Planejamento |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Definir Equipe de Planejamento para elaboração da documentação |
SEI |
Setor de Planejamento |
|
4 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital (Comprasnet) |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Análise de Risco (Mapa de Análise) |
SEI e Sistema Comprasnet |
EPC |
|
7 |
Elaborar Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso e Enviar processo ao setor de Planejamento |
SEI |
Demandante/ EPC |
Ver modelos na base de conhecimento SEI e fazer o preenchimento. |
8 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Realizar a montagem do processo e inserir no SISPLAN os documentos que foram produzidos anteriormente no SEI e Portal de Compras do Governo. |
9 |
Verificar e/ou inserir códigos CATMAT/CATSER |
SISPLAN |
Planejamento /EPC/Demandante |
|
10 |
Verificar a inscrição da compra no PAAC |
SISPLAN |
Setor de Compras da Reitoria |
Ver Portaria Anual |
11 |
Orçamentos (Fase Cotação) |
SISPLAN |
Requisitante/EPC ou Setor de Compras |
|
12 |
Lançar a cotação e Gerar a planilha de média e Enviar para autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
Planejamento ou Setor de Compras |
|
13 |
Analisar e Encaminhar para classificação orçamentária |
SISPLAN |
Coordenação de Planejamento |
|
14 |
Gerar a planilha classificada e envia para a fase de numeração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
15 |
Inserir o número no processo e Encaminhar para Análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
16 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
17 |
Analisar e se aprovado encaminhar para publicação IRP |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
18 |
Publicar IRP |
SISPLAN |
Setor de Compras |
Justificar se não for realizada |
19 |
Elaborar o Edital e enviar para Minuta de Contratos |
SEI e anexar PDF no SISPLAN |
Setor de Compras |
|
20 |
Elaborar Minuta do contrato e Encaminhar para fase Elaboração do Edital |
SEI e anexar PDF no SISPLAN |
Contratos |
|
21 |
Verificar o check-list e incluir toda documentação, numerar os anexos. Enviar para Parecer Jurídico |
SISPLAN |
Setor compras / Planejamento |
|
22 |
Emitir o parecer Jurídico e enviar para Publicação da Licitação |
SEI e anexar PDF no SISPLAN |
Procuradoria Jurídica do IFMG |
|
23 |
Publicar a Licitação |
SISPLAN / Comprasnet |
Setor de Compras |
|
24 |
Licitação em andamento (fase interna - operacionalização da concorrência no comprasnet) |
SISPLAN |
Agente de Contratação |
|
25 |
Informar os dados do fornecedor e encaminhar para “Publicação da Ata” |
SISPLAN |
Agente de Contratação |
|
26 |
Publicar a Ata |
SISPLAN |
Contratos |
Se não houver Ata encaminhar para etapa elaboração do empenho |
27 |
Encaminhar para empenho |
SISPLAN |
Contratos |
|
28 |
Emissão do Empenho |
SISPLAN / Comprasnet |
Compras |
|
29 |
Elaboração do Contrato |
SEI |
Contratos |
CONCURSO
0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
Obs. |
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o setor de Planejamento |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Definir Equipe de Planejamento para elaboração da documentação |
SEI |
Setor de Planejamento |
|
4 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital (Comprasnet) |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Análise de Risco (Mapa de Análise) |
|||
7 |
Elaborar Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso e Enviar processo ao setor de Planejamento |
SEI |
Demandante e EPC |
Ver modelos na base de conhecimento SEI e fazer o preenchimento. Enviar processo à Dirplan |
8 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Incluir todos os documentos gerados no SEI ao SISPLAN. |
9 |
Verificar ou inserir códigos CATMAT/CATSER |
SISPLAN |
Planejamento |
|
10 |
Verificar a inscrição da compra no PAAC e encaminhar para a fase de numeração |
SISPLAN |
Setor de Compras de Reitoria |
Ver Portaria Anual |
11 |
Inserir o número no processo e Encaminhar para autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
Setor de Compras Reitoria |
|
12 |
Analisar o processo e se aprovado enviar para classificação orçamentária. |
SISPLAN |
Planejamento |
|
13 |
Gerar a planilha classificada e envia para a Análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
14 |
Encaminhar para Análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
15 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
16 |
Analisar e se aprovado encaminhar para Elaboração do Edital |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
17 |
Elaborar o Edital |
SEI e anexa o PDF (assinado) no SISPLAN |
Membro da CPL / Setor de Compras |
|
18 |
Enviar para Elaboração da Minuta de Contrato |
SISPLAN |
Setor de compras |
|
19 |
Elaborar a Minuta de Contrato |
SEI e anexa o PDF no SISPLAN |
Setor de contratos |
|
20 |
Encaminhar para fase Elaboração do Edital |
SISPLAN |
Setor de contratos |
|
21 |
Verificar o check-list e incluir toda documentação, numerar os anexos. Enviar para Parecer Jurídico |
SISPLAN |
Setor compras / Planejamento |
|
22 |
Emitir o parecer Jurídico e enviar para Publicação da Licitação |
Jurídico |
||
23 |
Publicação da Licitação |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
24 |
Licitação em andamento |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
25 |
Publicar a Licitação |
Comprasnet |
Setor de compras |
|
26 |
Emitir o empenho |
Comprasnet Contratos / SISPLAN |
Setor de compras |
|
27 |
Enviar o processo para Elaboração do contrato (Se for o caso) |
SISPLAN |
Setor de compras |
|
28 |
Elaborar o contrato (Se for o caso) |
SEI |
Setor de contratos |
DIÁLOGO COMPETITIVO
0
- inovação tecnológica ou técnica;0
- impossibilidade de o órgão ou entidade ter sua necessidade satisfeita sem a adaptação de soluções disponíveis no mercado;0
- impossibilidade de as especificações técnicas serem definidas com precisão suficiente pela Administração;0
LEILÃO
0
- a descrição do bem, com suas características, e, no caso de imóvel, sua situação e suas divisas, com remissão à matrícula e aos registros;0
- o valor pelo qual o bem foi avaliado, o preço mínimo pelo qual poderá ser alienado, as condições de pagamento e, se for o caso, a comissão do leiloeiro designado;0
- a indicação do lugar onde estiverem os móveis, os veículos e os semoventes;0
- o sítio do IFMG e o período em que ocorrerá o leilão, salvo se excepcionalmente for realizado sob a forma presencial por comprovada inviabilidade técnica ou desvantagem para a Administração, hipótese em que serão indicados o local, o dia e a hora de sua realização;0
- a especificação de eventuais ônus, gravames ou pendências existentes sobre os bens a serem leiloados.0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
Obs. |
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
Autorização do Ordenador de Despesa |
SEI - Autorização via Despacho |
Ordenador de Despesa |
||
2 |
Encaminhar para o setor de Planejamento |
SEI |
Ordenador de Despesa |
|
3 |
Definir Equipe de Planejamento para elaboração da documentação |
SEI |
Setor de Planejamento |
|
4 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital (Comprasnet) |
Demandante e EPC |
Adaptar às necessidades do Leilão. |
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Análise de Risco (Mapa de Análise) |
SEI |
Demandante e EPC |
|
7 |
Elaborar Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso e Enviar processo ao setor de Planejamento |
SEI |
Demandante e EPC |
Adaptar às necessidades do Leilão. |
8 |
Dar início ao processo de compras e enviar para a fase de numeração |
SISPLAN |
Planejamento |
Incluir todos os documentos gerados no SEI ao SISPLAN. |
9 |
Inserir o número no processo e Encaminhar para autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
Setor de Compras Reitoria |
|
11 |
Analisar o processo e se aprovado enviar para classificação orçamentária. |
SISPLAN |
Planejamento |
|
12 |
Fazer a classificação , gerar a planilha classificada e encaminhar para Análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
13 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
14 |
Analisar |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
16 |
Encaminhar para Gabinete Reitoria |
Ordenador de Despesas |
Se for Bens imóveis |
|
16 |
Solicitar autorização legislativa |
SEI |
Reitor |
Bens imóveis |
17 |
Elaborar o Edital |
SISPLAN |
EPC |
|
18 |
Enviar para Publicação da Licitação |
Sítio Eletrônico do IFMG e DOU |
Setor de compras |
|
19 |
Publicação da Licitação |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
20 |
Licitação em andamento |
Abertura do Leilão [ Lances, Julgamento das propostas, aceitação das propostas, recursos (se houver), adjudicação ( leiloeiro ou comissão ) e homologação (ordenador de despesa).] |
||
21 |
Elaborar o Contrato |
SISPLAN |
Contratos |
Se for o caso. |
PREGÃO
0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
Obs. |
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o setor de Planejamento |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Definir Equipe de Planejamento para elaboração da documentação |
SEI |
Setor de Planejamento |
Emitir Portaria Contratação de serviços sob o regime de execução indireta (Terceirizados) |
4 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Análise de Risco (Mapa de Análise) |
SEI e Sistema Comprasnet |
EPC |
Não é necessário para aquisição de bens comuns |
7 |
Elaborar Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso e enviar processo ao setor de Planejamento |
SEI |
Demandante e EPC |
Ver modelos na base de conhecimento SEI e fazer o preenchimento. |
8 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Realizar a montagem do processo e inserir no SISPLAN os documentos que foram produzidos anteriormente no SEI e Portal de Compras do Governo. |
9 |
Verificar ou inserir códigos CATMAT/CATSER |
SISPLAN |
Planejamento /EPC/Demandante |
|
10 |
Verificar a inscrição da compra no PAAC |
SISPLAN |
Setor de Compras da Reitoria |
Ver Portaria Anual |
11 |
Orçamentos (Fase Cotação) |
SISPLAN |
Requisitante/EPC ou Setor de Compras |
|
12 |
Lançar a cotação e Gerar a planilha de média e Enviar para autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
Planejamento ou Setor de Compras |
|
13 |
Analisar e Encaminhar para classificação orçamentária |
SISPLAN |
Coordenação de Planejamento |
|
14 |
Gerar a planilha classificada e envia para a fase de numeração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
15 |
Inserir o número no processo e Encaminhar para Análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Setor de Compras da Reitoria |
|
16 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
17 |
Analisar e se aprovado encaminhar para publicação IR |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
18 |
Publicar IRP |
SISPLAN |
Setor de Compras |
Justificar se não for realizada ou pular etapa caso o pregão não tenha IRP. |
19 |
Elaborar o Edital e enviar para Minuta de Contratos |
SEI e anexar PDF no SISPLAN |
Setor de Compras |
|
20 |
Elaborar Minuta do contrato e Encaminhar para fase Elaboração do Edital |
Setor de Contratos |
||
21 |
Verificar o check-list e incluir toda documentação, numerar os anexos. Enviar para Parecer Jurídico |
SISPLAN |
Setor compras / Planejamento |
|
22 |
Emitir o parecer Jurídico e enviar para Publicação da Licitação |
SEI e anexar PDF no SISPLAN |
Procuradoria Jurídica do IFMG |
|
23 |
Publicar a Licitação |
SISPLAN/Comprasnet |
Setor de Compras |
|
24 |
Licitação em andamento |
Comprasnet |
Agente de Contratação |
Abertura do Pregão [ Lances, Julgamento das propostas, aceitação das propostas, recursos (se houver), adjudicação ( pregoeiro ) e homologação (ordenador de despesa).] |
25 |
Informar os dados do fornecedor e encaminhar para “Publicação da Ata” |
SISPLAN |
Agente de Contratação |
Se não houver Ata encaminhar para etapa elaboração do empenho |
26 |
Publicar a Ata |
SISPLAN |
Contratos |
|
27 |
Encaminhar para empenho |
SISPLAN |
Contratos |
|
28 |
Emitir o Empenho |
SISPLAN / Comprasnet |
Compras |
|
29 |
Elaborar o Contrato |
SEI |
Contratos |
CONTRATAÇÃO DIRETA
DISPENSA DE LICITAÇÃO
0
- Para contratação com valores abaixo do estabelecido na legislação.0
- Para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação:0
- a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas;0
- b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;0
- Para contratação que tenha por objeto:0
- a) bens, componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira necessários à manutenção de equipamentos, a serem adquiridos do fornecedor original desses equipamentos durante o período de garantia técnica, quando essa condição de exclusividade for indispensável para a vigência da garantia;0
- b) bens, serviços, alienações ou obras, nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para a Administração;0
- c) produtos para pesquisa e desenvolvimento, limitada a contratação, no caso de obras e serviços de engenharia, ao valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);0
- c) produtos para pesquisa e desenvolvimento, limitada a contratação, no caso de obras e serviços de engenharia, ao valor previsto em decreto específico.0
- d) transferência de tecnologia ou licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida, nas contratações realizadas por instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT) pública ou por agência de fomento, desde que demonstrada vantagem para a Administração;0
- e) hortifrutigranjeiros, pães e outros gêneros perecíveis, no período necessário para a realização dos processos licitatórios correspondentes, hipótese em que a contratação será realizada diretamente com base no preço do dia;0
- f) bens ou serviços produzidos ou prestados no País que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional;0
- g) coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo, realizados por associações ou cooperativas formadas exclusivamente de pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis, com o uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública;0
- h) aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que inerente às finalidades do órgão ou com elas compatível;0
- para contratação previstas em legislação específica sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo.0
- nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada com base neste disposto.0
- para a aquisição, por pessoa jurídica de direito público interno, de bens produzidos ou serviços prestados por órgão ou entidade que integrem a Administração Pública e que tenham sido criados para esse fim específico, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado;0
- para celebração de contrato de programa com ente federativo ou com entidade de sua Administração Pública indireta que envolva prestação de serviços públicos de forma associada nos termos autorizados em contrato de consórcio público ou em convênio de cooperação;0
- para contratação de profissionais para compor a comissão de avaliação de critérios de técnica, quando se tratar de profissional técnico de notória especialização;0
- para contratação de associação de pessoas com deficiência, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgão ou entidade da Administração Pública, para a prestação de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado e os serviços contratados sejam prestados exclusivamente por pessoas com deficiência;0
- para contratação de instituição brasileira que tenha por finalidade estatutária apoiar, captar e executar atividades de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive para gerir administrativa e financeiramente essas atividades, ou para contratação de instituição dedicada à recuperação social da pessoa presa, desde que o contratado tenha inquestionável reputação ética e profissional e não tenha fins lucrativos;0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
|
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o setor de Planejamento |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Definir Equipe de Planejamento para elaboração da documentação |
SEI |
Setor de Planejamento |
|
4 |
Elaborar ETP (se for o caso) |
Sistema ETP Digital (Comprasnet) |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinar digitalmente ou via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Análise de Risco (Mapa de Análise) |
SEI |
Demandante e EPC |
|
7 |
Elaborar Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso e enviar processo à Dirplan |
SEI |
Demandante e EPC |
Ver modelos na base de conhecimento SEI e fazer o preenchimento. |
8 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Realizar a montagem do processo e inserir no SISPLAN os documentos que foram produzidos anteriormente no SEI e Portal de Compras do Governo. |
9 |
Verificar ou inserir códigos CATMAT/CATSER e enviar para a fase de numeração |
SISPLAN |
Planejamento e Demandante |
|
10 |
Inserir o número no processo e encaminhar para a fase do Aviso de Dispensa Eletrônica |
SISPLAN |
Setor de Compras |
Os processos são numerados, após a análise geral e enviados para a fase de cotação. |
11 |
Verificar a inscrição da compra no PAAC |
SISPLAN |
DADM / Setor de Compras da Reitoria
|
Ver Portaria Anual |
12 |
Elaborar Aviso de Dispensa Eletrônica |
SEI/SISPLAN |
Setor de compras |
Utilizar modelo disponível no SEI. Quando se tratar de dispensa não eletrônica, elaborar despacho no processo (SEI) justificando o porquê da não utilização da dispensa na forma eletrônica e anexar no SISPLAN. |
13 |
Para dispensa na na forma não eletrônica: Coletar e lançar no SISPLAN as propostas de preços para contratação. Para dispensa na forma eletrônica: A dispensa será lançada no Comprasnet para o recebimento de propostas. Após recebimento dos lances e seleção da melhor proposta os itens estarão disponíveis para adjudicação e homologação . |
SISPLAN |
Requisitante e EPC ou Setor de Compras |
|
14 |
Incluir as certidões habilitatórias e enviar para a Autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
EPC ou Setor de Compras |
|
15 |
Analisar o processo e encaminhar para a classificação orçamentária |
SISPLAN |
Coordenação de Planejamento |
|
16 |
Gerar a planilha classificada e encaminhar para a análise Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
|
17 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
18 |
Analisar o processo e encaminhar para o processamento no setor de Compras |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
19 |
Para dispensa na forma não eletrônica: Preencher os formulários de autorização da compra (Fundamentação Legal; Ato de Declaração; Ratificação do Ato; Termos de Adjudicação e Homologação.) Para dispensa na forma eletrônica: Solicitar ao Ordenador de Despesas a adjudicação e homologação da compra no Portal de Compras. |
SEI/SISPLAN |
Setor de Compras |
|
20 |
Enviar para Elaboração da Minuta de Contrato ( se for o caso) |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
21 |
Elaborar a Minuta de Contrato (se for o caso) |
SEI/SISPLAN |
Setor de Contratos |
|
22 |
Enviar o processo para o Parecer Jurídico (se for o caso) |
SEI/SISPLAN |
Setor de Contratos |
Não é necessário para processos cujo valor do objeto não ultrapasse o limite do valor de Dispensa estabelecido na legislação. |
23 |
Analisar o processo, emitir o parecer e enviar para a publicação da licitação (se for o caso) |
SISPLAN / SEI |
Procuradoria Jurídica |
|
24 |
Publicar a Licitação e Enviar para empenho |
PNCP / DOU |
Setor de Compras |
|
25 |
Emitir o empenho |
Comprasnet Contratos / SISPLAN |
Setor de Compras |
|
26 |
Enviar para Elaboração do Contrato (se for o caso) |
SEI / SISPLAN |
Setor de Compras |
|
27 |
Elaborar o Contrato (se for o caso) |
SEI |
Contratos |
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
0
- FORNECEDOR EXCLUSIVO0
- CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAL DO SETOR ARTÍSTICO0
- SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE NATUREZA PREDOMINANTEMENTE INTELECTUAL COM PROFISSIONAIS OU EMPRESAS DE NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO.0
- Estudos, planejamentos, projetos;0
- Pareceres, perícias, avaliações;0
- Assessorias, consultorias e auditorias;0
- Fiscalização e gerenciamento de obras e serviços;0
- Defesa de causas judiciais ou administrativas;0
- Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;0
- Restauração de obras de arte e bens de valor histórico;0
- Controles de qualidade e tecnológico, análises, testes e ensaios de campo e laboratoriais, instrumentação e monitoramento de parâmetros específicos de obras e do meio ambiente e demais serviços de engenharia.0
- CONTRATAÇÃO POR MEIO DE CREDENCIAMENTO0
- AQUISIÇÃO OU LOCAÇÃO DE IMÓVEL CUJAS CARACTERÍSTICAS DE INSTALAÇÕES E DE LOCALIZAÇÃO TORNEM NECESSÁRIA SUA ESCOLHA0
- Avaliação prévia do bem, do seu estado de conservação, dos custos de adaptações, quando imprescindíveis às necessidades de utilização, e do prazo de amortização dos investimentos;0
- Certificação da inexistência de imóveis públicos vagos e disponíveis que atendam ao objeto;0
- Justificativas que demonstrem a singularidade do imóvel a ser comprado ou locado pela Administração e que evidenciem vantagem para ela.0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
Obs. |
1 |
Iniciar processo |
SEI – Documento de Formalização da Demanda. |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o Setor de Planejamento. |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital. (Portal de Compras) |
Demandante e Equipe de Planejamento da Contratação (EPC) |
|
4 |
Incluir ETP. (gerar PDF) no processo. |
SEI |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via despacho no processo. |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Elaborar mapa de riscos (nos casos previstos na legislação). |
SEI |
Demandante e EPC |
|
7 |
Termo de referência, anteprojeto, projeto básico ou projeto executivo, conforme o caso. |
SEI |
Demandante e EPC |
Ver modelos na base de conhecimento SEI e fazer o preenchimento.. |
8 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Realizar a montagem do processo e inserir no SISPLAN os documentos que foram produzidos anteriormente no SEI e Portal de Compras do Governo. |
9 |
Verificar e/ou inserir códigos CATMAT/CATSER |
SISPLAN |
Planejamento e Demandante |
|
10 |
Inserir o número no processo e encaminhar para a Cotação |
SISPLAN |
Setor de Compras da Reitoria |
. |
11 |
Lançar a cotação e Gerar a planilha de média |
SISPLAN |
Requisitante ou EPC ou Setor de Compras |
|
12 |
Incluir as certidões habilitatórias e enviar para a Autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
EPC ou Setor de Compras
|
|
14 |
Analisar o processo e, se aprovado, enviar para a etapa de classificação orçamentária.
|
SISPLAN |
Coordenação de Planejamento |
|
15 |
Gerar a planilha classificada e encaminhar para a análise Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
. |
16 |
Analisar e Encaminhar para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
|
18 |
Analisar o processo e encaminhar para o processamento no setor de Compras |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
|
21 |
Preencher os formulários de autorização da compra (Fundamentação Legal; Ato de Declaração; Ratificação do Ato; Termos de Adjudicação e Homologação.) |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
22 |
Enviar para Elaboração da Minuta de Contrato (se for o caso) |
SISPLAN |
Setor de Compras |
|
23 |
Elaboração da Minuta de Contrato (se for o caso) |
SEI |
Setor de Contratos |
. |
25 |
Enviar o processo para o Parecer Jurídico (se for o caso) |
SISPLAN |
Setor de Contratos |
Não é necessário para processos cujo valor do objeto não ultrapasse o limite do valor de Dispensa estabelecido na legislação. |
26 |
Analisar o processo, emitir o parecer e enviar para a publicação da licitação (se for o caso) |
SEI |
Procuradoria Jurídica |
. |
27 |
Publicar a Licitação e Enviar para empenho |
PNCP/DOU |
Setor de Compras |
|
28 |
Emitir o empenho |
Comprasnet Contratos / SISPLAN |
Setor de Compras |
|
29 |
Enviar para Elaboração do Contrato (se for o caso) |
SEI / SISPLAN |
Setor de Compras |
|
30 |
Elaborar o contrato |
SEI |
Setor de Contratos |
ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇO
- apresentação de justificativa da vantagem da adesão, inclusive em situações de provável desabastecimento ou descontinuidade de serviço público;0
- demonstração de que os valores registrados estão compatíveis com os valores praticados pelo mercado;0
- prévias consulta e aceitação do órgão ou entidade gerenciadora e do fornecedor.0
Seq |
Atividade |
Sistema utilizar |
Responsável |
OBS: |
1 |
Iniciar processo. |
SEI – Documento de Formalização da Demanda |
Demandante |
|
2 |
Encaminhar para o Setor de Planejamento. |
SEI |
Demandante |
|
3 |
Elaborar ETP |
Sistema ETP Digital (Portal de Compras) |
Demandante e Equipe de Planejamento da Contratação (EPC) |
|
4 |
Incluir ETP (gerar PDF) no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
5 |
Incluir ETP (gerar PDF) assinado digitalmente ou via despacho no processo |
SEI |
Demandante e EPC |
|
6 |
Dar início ao processo de compras |
SISPLAN |
Planejamento |
Realizar a montagem do processo e inserir no SISPLAN os documentos que foram produzidos anteriormente no SEI e Portal de Compras do Governo. |
Realizar a solicitação |
Comprasnet |
Demandante e EPC |
||
Inserir os documentos relativos à Adesão |
SISPLAN |
Demandante e EPC |
||
Enviar para autorização da Coordenação de Planejamento |
SISPLAN |
Setor de Compras Reitoria |
||
Analisar o processo e se aprovado enviar para classificação orçamentária. |
SISPLAN |
Planejamento |
|
|
Fazer a classificação , gerar a planilha classificada e encaminhar para análise da Diretoria de Administração |
SISPLAN |
Planejamento |
||
Encaminha para Análise do Ordenador de Despesas |
SISPLAN |
Diretoria de Administração |
||
Realiza a análise do processo e se autorizado encaminha para emissão do empenho |
SISPLAN |
Ordenador de Despesas |
||
Emitir o empenho |
Comprasnet Contratos / SISPLAN |
Setor de compras |
||
Envia o processo para Elaboração do contrato (se for o caso) |
SISPLAN |
Setor de compras |
||
Elabora o contrato (se for o caso) |
SEI |
Setor de contratos |
INFORMAÇÕES GERAIS
- TRANSPORTE (Abastecimento de frota)0
- TAXI GOV0
- ALMOXARIFADO VIRTUAL0
- CONTRATO DE FRETAMENTO DE VEÍCULOS0
- CONTRATO DE MANUTENÇÃO PREDIAL0
- CARTÕES DE SUPRIMENTO DE FUNDOS0
- SCDP0
REFERÊNCIAS